O Karatê campeão de Blumenau que poucos conhecem

 

O Karatê além de ser uma modalidade esportiva, é uma filosofia de vida, trazendo princípios como o respeito, autoconfiança, disciplina, coragem, companheirismo. Princípios estes, que mesmo os alunos que decidirem não serem atletas, serão ótimos cidadãos com o que foi ensinado.

 

Blumenau tem a equipe mais forte e campeã do estado, sendo treinada no clube Ipiranga pelo prof. Vanderlei Machado de Oliveira, faixa preta 4º Dan, técnico da seleção Brasileira e tri-campeão do Jasc. Foi durante dez anos campeão invicto estadual e formou também seis alunos medalhistas nos campeonatos mundiais, atletas tetras-campeões do Jasc e vice-campeões brasileiros.

 

Ao seu lado está também a prof. Maike Steffen Machado de Oliveira, campeã sul-americana, bi-campeã Pan-americana, terceira colocada no campeonato mundial, tetra campeã Brasileira e tetra campeã do Jasc.

 

Em Blumenau, o karatê é o esporte em que há mais alunos inscritos, em torno de 800 crianças a partir de 04 anos, tanto em escolas públicas quanto particulares.  Esse trabalho é desenvolvido por eles em mais de 20 polos distribuídos pela cidade, com diferentes classes sociais, trabalhando assim a inclusão social e educação através do esporte.

 

Como o Karatê não é um esporte muito divulgado, há dificuldade em conseguir patrocinadores. Atualmente eles têm somente dois, mas não é o suficiente, pois sem mais incentivos existe a dificuldade na aquisição de materiais e nas viagens para os campeonatos. É um esporte em ascensão e poderia ser um pouco mais reconhecido se houvesse condições de divulgá-lo em outdoors e nas emissoras de maior reconhecimento.

 

Segundo a Prof. Maike, “O segredo em formarmos campeões está na grande dedicação, determinação e amor ao que fazemos”.

 

Anúncios